nome blog

21 de abril de 2017

Porque você precisa assistir 13 Reasons Why


A nova série da Netflix 13 Reasons Why, ganhou o foco nas últimas semanas. Baseadas no livro de mesmo nome escrito em 2009, conta a história de Hannah Baker, que antes de se suicidar deixou uma caixa com treze fitas em que continham o grande “porque” dela ter tomado a decisão. Cada fita traz uma pessoa que fez parte da vida de Hannah e junto com os nomes, vem suas histórias. Uma se completa na outra e faz a base do cenário perfeito para a série tomar o seu rumo.

1 Temporada
13 episódios
Duração de 50 minutos 
Lançada em 2017
Assista completa na Netflix

Os motivos trazem desde problemas de um coração quebrado, amizades que se acabam à assuntos mais sérios e polêmicos como abusos sexuais e até mesmo o suicídio. As cenas são bem detalhadas e fortes. Tanto é, que o próprio Netflix antes de começar um episódio faz uma recomendação de só continuar assistindo ao episódio se você tiver certeza de que está bem para lidar com as cenas expostas a seguir, então é importante estar bem com seu próprio psicológico quando for assistir a série.

Como essa série me fez parar para pensar em diversas coisas que já aconteceram na minha vida e mudou o meu modo de ver certas coisas a minha volta; eu acabei me inspirando na Hannah e montei uma lista com alguns “porquês” para você dar uma chance a essa série que só tem se tornado mais e mais famosa. São só três motivos. Vamos lá?

1. Somos todos Hanna Baker
Como cada fita contém um acontecimento diferente na vida de Hannah Baker, é difícil assistir sem se identificar com pelo menos algum deles. Pode não ser o motivo completo, mas todo mundo já teve um coração quebrado ou problemas de amizades. A cada episódio os motivos se tornam mais fortes. Ao fim de uma das fitas Hannah diz que dividiu as fitas em “pessoas que quebraram meu coração, pessoas que quebraram minha reputação, pessoas que quebraram minha alegria e pessoas que quebraram a minha alma”, então é perceptível que, mesmo as coisas mais simples influenciam e muito na vida das pessoas e a medida em que eles vão surgindo, você passa a ter uma relação com a personagem principal. Você entende suas razões e sofre junto com ela.


2. Somos todos um dos porquês
Além da identificação com Hannah, também é fácil se identificar com os porquês da vida de Hannah. A cada segundo você começa a se perguntar se ja fez algo errado com alguém e se tal coisa, que para você foi simples, pode ter sido grave para outro alguém...uma série bem densa que te faz repensar várias atitudes e te faz tomar cuidado nas próximas atitudes que virão, porque você não tem ideia da dor para a outra pessoa.

3. Quebra dos assuntos tabus
A série retrata vários assuntos que, mesmo vivendo no século 21, são tabus na nossa sociedade. Mostra como é um suicídio e o que leva alguém a achar que essa é a sua única opção. Fala sobre estupro, abuso sexual, uso de drogas e alcoolismo. Tudo sem nenhuma restrição. A Netflix fez com o propósito de mostrar o que acontece no dia a dia de vários jovens ao redor do mundo, sem romantismo algum em nenhum dos assuntos tratados. Mostra a rotina dos personagens, como cada um aceita o que fez, o que aconteceu consigo e o que poderiam ter feito para ajudar. Mostra a tristeza dos pais por não terem prestado atenção aos problemas da filha...mostra falhas, falhas do cotidiano. A série não tem medo de mostrar cenas pesadas e tem justamente o intuito de chocar a quem assiste, para assim fazer as pessoas terem consciência do quão pesado é um suicídio, estupro, difamação por boatos. A veracidade de 13 reasons é justamente dar voz a esses assuntos e fazer com que pensem mil vezes antes de fazer alguma coisa, já que você nunca sabe o que um simples erro pode causar na vida de outra pessoa.



Bateu pelo menos uma curiosidade de assistir? Eu recomendo a série porque acredito que, precisamos repensar cada ato e entender que cada pessoa tem sua forma particular de sentir a sua dor. Se assistir, comenta aqui pra gente conversar sobre. 
Lembrando que, estar com seu psicológico bom e preparado é essencial, se a série em algum momento começar a te deixar mal, pare de assistir imediatamente, ok?

Até o post da semana que vem! 

1 comente aqui:

  1. Já assistir 2 vezes, adorei como é contado em cada fita e realmente faz a gente pensar no que rola no nosso dia a dia !
    Ana Sara Monteiro aqui*

    ResponderExcluir

"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar." — Antoine de Saint-Exupéry — Cative-me.