Nova Perspectiva

2 de março de 2017

Não se destrói a pessoa que ama

Sugiro ler o texto ao som de 'll Never Go Away - Erin McCarley <3

Eu não sei muito sobre o amor, acredito que ninguém deve saber tudo. É um aprendizado constante. Todo dia a gente aprende uma coisa nova, um segredo novo, conhece uma história diferente, renova nossa fé no amor, todos os dias. Como eu disse, não sei muito, mas do pouco que sei achei que deveria compartilhar. Do pouco que sei pelo vivi e vi por ai é que amor não dói. Então se você carregando um sentimento por outra pessoa que está machucando você, diminuindo você, impedindo você de crescer, de sonhar, de viver, e que amar esse alguém tem sido um peso tão grande, então não é amor, pode ter sido por um tempo, mas não é mais amor, porque amor não deve doer. Nunca.

Se você precisa diminuir a cada dia para caber na vida desse alguém, é porque nunca houve espaço para você lá. Se você precisa desse alguém para se sentir completa de alguma forma, também não é amor, você não precisa de alguém para te completar, você não está pela metade, você não está vazio. Amor não deve te impedir de viver coisas que sejam boas para você, como fazer uma faculdade que você quer muito, ou aceitar uma vaga num emprego que você sempre quis, ou encontrar amigas que você não vê há anos, nada disso deve ser feito em nome do amor, isso não tem nada a ver com amor. O amor não deve fazer com que você duvide de si mesma, nem questione se você está ficando louca, ou faça você pensar que esta feia e não é mais o suficiente, o amor não faz nada disso.

Não tem problema deixar de fazer uma coisinha aqui ou de ver uma pessoa ali, não é mesmo? “Vamos evitar conflitos, é melhor pra todo mundo.” E é justamente aí que a gente vai se diminuindo, se perdendo, se anulando. Até chegar a um ponto onde a gente não se reconhece mais. Onde nossos amigos não nos reconhecem mais. Então se você esta em um relacionamento onde se destrói a cada dia, onde se machuca a cada dia, onde se diminui a cada dia só para permanecer ao lado dessa pessoa que diz te amar de volta, eu preciso te dizer que isso não é amor, e provavelmente nunca volte a ser. O amor é leve, impulsiona sua vida pra frente, cria raízes e faz morada, te dá asas sem medo de que você voe e não volte, amor faz você se sentir bem consigo mesma, se sentir bonita ao se olhar no espelho, te motiva a buscar seus sonhos individuais, luta com você, cresce com você, cuida de você. Amor é cuidado. 

Se você sente vontade de sumir todos os dias, vontade de chorar o tempo todo, não fala mais com as pessoas que sempre gostou de ter por perto, não pode usar algum tipo de roupa, ir até um determinado lugar sozinha, se você precisa pedir permissão para fazer coisas que qualquer pessoa faz, não é amor, pode parecer natural viver tudo isso e você pode pensar que com o tempo essas coisas vão melhorar, mas não vão, porque esse alguém não te ama, talvez ele só não queira ficar sozinho, ou talvez você seja boa para o ego dele, ou faça a vida ruim dele ficar um pouco mais interessante, mas não é amor, porque não se destrói a pessoa que ama.

Nem sempre temos plena consciência de estarmos sofrendo algum tipo de abuso psicológico dentro do nosso relacionamento. Existem os incômodos, aquela sensação de que algo não é natural e até mesmo alguns sinais: pessoas que gostam muito de você, não gostam nada dele. Mas você se agarra a qualquer vestígio de naturalidade e a qualquer bom momento que te permita afirmar: nós temos uma linda história, existe tanto afeto aqui, fomos tão felizes naquele fim de semana, não, não, aquilo não foi nada demais, somos apenas um casal com mais problemas que outros por aí, e isso é um mérito, pois significa que temos mais força e garra para manter essa relação que enfrenta tantas dificuldades. Já chegamos tão longe. Não fique mais dando essas desculpas para si mesma, isso não é comum em qualquer relacionamento, não é aceitável.

Amor não deve doer, não deve te ferir, amor não deve te machucar e fazer você infeliz e amarga. Isso não é amor tá me ouvindo? Você merece muito mais que isso, você merece ser amada e cuidada. Você merece se amar e se respeitar ao ponto de chegar para o outro e dizer: se isso é o que você tem pra me oferecer, eu agradeço, mas acho que mereço mais. Você vai conseguir sair dessa relação e juntar os pedacinhos que esse alguém deixou, você vai se fortalecer mesmo na dor, você vai ser feliz de novo e amada, tão amada. O amor é uma das melhores coisas da vida e eu sei que você vai ter o prazer de viver o amor da forma mais bonita um dia. Você não está louca, você não está sozinha, você não precisa mais aceitar isso. Eu acredito em você. Basta você acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar." — Antoine de Saint-Exupéry — Cative-me.