Nova Perspectiva

1 de janeiro de 2017

Jesus quer curar os seus traumas

Se tem uma coisa que chove nesse mundo de frustrações e decepções, é gente traumatizada. A palavra "trauma" em sua raiz etimológica grega significa "lesão causada por um agente externo". E tem muita lesão gritando por aí que, às vezes, a gente nem vê.


É gente que foi traída por alguém, e agora não confia em mais ninguém. É gente que fracassou num primeiro relacionamento, e não quer nem tentar um segundo. É gente que foi trocada, abandonada e ignorada quando abriu seu coração e, agora, não se permite mais abri-lo pra ninguém. Traumas são feridas que não foram cicatrizadas. Mas Jesus levou sobre Ele todas as nossas chagas, pra que fossemos sarados.

Jesus quer curar os seus traumas. Isso mesmo! Ele morreu pra nos dar vida, e vida em abundância, e isso abrange todas as áreas: Nossa saúde espiritual, física e emocional. Ele quer que você seja uma pessoa emocionalmente saudável. Ele quer que você seja uma pessoa sem hemorragias.

"E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la." (Lc 8:43)

Certo dia eu estava lendo essa passagem e Jesus fez essa palavra se destacar aos meus olhos. Fui pesquisar mais sobre o termo, que se caracteriza pela grande perda de sangue através de um ferimento, e lendo sobre ele, encontrei uma palavra ainda mais chamativa: uma doença chamada "hemofilia". Não pare de ler esse texto pelos demasiados termos difíceis. Eu juro, você vai entender.

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue, que promove o estancamento de sangramentos. Uma pessoa que sofre de hemofilia, pode, através de um pequeno corte, perder uma quantidade enorme de sangue, vindo até mesmo a morrer.

Foi lendo todas essas explicações médicas e significados, que o Espírito Santo ministrou ao meu coração: Tem muita gente hemofílica de alma. Tem muito coração que por um corte, nunca mais parou de sangrar. Tem muita ferida aberta no coração das pessoas, que elas não conseguem estancar.

Sangue representa vida. Uma pessoa sem sangue, não vive. E é assim que muita gente tem andando por aí: No modo zumbi. Pessoas que foram feridas e nunca conseguiram se recuperar, e vão perdendo suas vidas a cada novo ferimento que as pessoas as causam. E perceba, a hemofilia é uma doença hereditária. Uma pessoa hemofílica pode contaminar sua geração inteira com os seus traumas, porque ela foi ferida e acha que todos serão!

Jesus me moveu a escrever esse texto porque muitos de nós, Seus filhos, temos sido encontrados dessa forma também. Ele derramou o sangue Dele pra que tivéssemos vida, mas, feridos e traumatizados, seguimos dia após dia a perdendo, derramando o nosso.

Então, me deixe ser a boca - ou dedos - Dele pra te dizer: Só porque uma pessoa te machucou, você não precisa odiar todas as demais, descontando seu medo, desconfiança e insegurança em pessoas inocentes.

Só porque alguém não foi fiel a você, não significa que todos serão infiéis. Só porque um amigo te abandonou, não significa que todos vão te abandonar. Só porque você foi iludido (a), por alguém, não quer dizer que todo mundo só queira e vá te iludir. Só porque alguém na igreja te machucou, você não precisa passar a odiar todas as igrejas. Seja curado!

O trauma nos trava, rouba nossa vida, nos priva de viver coisas lindas e novas no presente, pelo medo de repetir o que foi ruim no passado. Mas, quem disse que vai ser? E se você já se frustou mais de uma vez com a mesma coisa, quem disse que vai ser eternamente assim? Ao nos acomodarmos em viver traumatizados nos tornamos injustos, porque lançamos sobre pessoas e situações diferentes um julgamento fundamentado em experiências ruins que tivemos com outras pessoas e outras situações. O trauma e o medo se tornam o filtro de nossas atitudes, quando o amor é que deveria ser!

Ei você, que se frustrou em um relacionamento: Existe por aí uma pessoa incrível esperando você abrir de novo o seu coração pra poder te fazer feliz!

Ei você, que se decepcionou com a igreja: Existe um corpo de Cristo ansioso pra acolher e abraçar você!

Ei você, que desacreditou de todas pessoas pelos erros de algumas: Tem gente boa demais nesse mundo que não merece o seu medo de conhecê-las! Ei você, que ainda sangra por feridas passadas, deixa Jesus estancar isso aí!

Quando eu fiz auto-escola, aprendi que uma hemorragia pra ser estancada precisa ser pressionada, com força. O problema é que quando nos machucamos não queremos que ninguém encoste, porque dói. Mas, se quisermos ser sarados e estancados, precisamos deixar Jesus tocar onde dói! Pare de esconder os seus machucados, exponha-se diante do Único que pode os curar. Desenterre essa história que está sangrando no seu peito, deixa Ele ver!

A mulher, que sofria há 12 anos, tentou de várias formas ser curada, depositando tudo o que tinha em mãos humanas, na esperança de conseguir o que buscava. Mas, adivinhe? Ela só encontrou em Jesus, e você também pode! Jesus estava andando no meio da multidão, e as orlas de suas vestes estavam tocando em inúmeras pessoas, mas, a única que foi curada, foi quem as tocou propositalmente.

Não esbarre com Jesus, busque tocar e ser tocado por Ele! Toda ferida, trauma, e hemorragia pode ser curada por Aquele que derramou o sangue Dele pra nos salvar... Permita-o.

Você perdeu muito sangue? Jesus deu todo o Dele por você.

De quem teve suas feridas estancadas pelo sangue derramado na cruz,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar." — Antoine de Saint-Exupéry — Cative-me.