Nova Perspectiva

30 de julho de 2015

Como fazer seu blog dar certo

Via reprodução
Já perdi a conta de quantas vezes me fizeram essa pergunta, a verdade é que todo mundo quer ver o blog dar certo, claro que esse dar certo varia de acordo com o objetivo de cada um, pode ser que o seu sonho seja viver dele ou então seja divulgar o seu trabalho, independente do que "certo" signifique pra você, é inevitável querer que ele aconteça. 
Em busca disso muita gente atira pro lado errado e acaba metendo os pés pelas mãos e fazendo com o que seu cantinho se torne só mais um cantinho espalhado pela internet. Faz uns anos que virou "moda" ter blog, por isso, opções tem de baciada, pra se sobressair você precisa investir em um caminho seguro e correto. É pra isso que estou aqui.
Separei algumas dicas para a pré-criação do teu espaço e outras de como fazê-lo crescer, espero que ajude todo mundo que tem essa dúvida e que consigam atingir o objetivo de vocês.

Via reprodução

ANTES DE CRIAR O BLOG É NECESSÁRIO

1. Planejamento - Sem planejamento nada dá certo, sério! Você precisa se organizar pra saber quantas vezes vai poder postar por semana, não adianta querer começar atualizando todo dia, se o blog for só seu você não vai dar conta, no começo é necessário que o empenho seja dividido entre divulgação e conteúdo, se você focar só em um o outro decai. Então se planeje, veja quais dias da semana você tem mais tempo, em qual horário vai conseguir postar e quanto tempo terá pra se dedicar ao blog.
2. Organização - Após se planejar pra conseguir focar no blog, é necessário se organizar. Coloque em um planner mensal ou em uma agendinha reservada pra isso tudo o que é importante. Determine quais dias vai ter post e em qual horário eles saem, isso é essencial! É bacana conseguir programar sempre o seu mês bem antes, assim qualquer coisa que ocorra você já terá postagens separadas.
3. Criar um foco - Quem é o seu público-alvo? Sobre o que você gosta de falar? Isso é importante pro blog não ficar muito perdido, limitar um conteúdo e um público facilita com que você saiba o que e como falar. Um blog pra mulheres de trinta anos, com certeza não vai igual um blog para adolescentes.
4. Ter criatividade - Isso já tem que estar na sua cabeça desde o segundo em que você cogitou criar um blog. E a criatividade não se limita apenas à posts diferentes, é necessário um nome bacana pro teu cantinho, algo que fale de você e por você. Detesto abrir blogs que parecem "cópias" de outros mais famosos, to cansada de ver variedades de "depois dos quinze" e querer sair correndo. É necessário que você invista em algo original e tudo começa por um título atraente e que fuja dos clichês.
5. Fazer por amor - A galera que não tá acostumada com esse mundo acha que tudo é festa, tem muita galera "caça brinde" louquinha pra fazer um blog só pra ganhar mimos de lojas, mas para! Não funciona assim, sabe aquele balde com água bem gelada? Se a tua intenção for ficar milionária, famosa ou ser presenteada por lojas pode jogá-lo na sua cabeça. Todos os blogs que fazem sucesso começaram sem segundas intenções, eram hobbies que viraram profissão, e eram feitos com amor. A única chance do seu blog se sobressair é se você estiver fazendo ele porque ama falar sobre o que vai falar e não pra garantir um futuro.

Via reprodução

COM O BLOG NO AR É NECESSÁRIO

1. Postar com frequência e em dias determinados - Lembra que logo no começo eu falei sobre planejar e organizar? Tá entendendo a importância agora? Se você quer conquistar um público fiel não pode deixar o blog às moscas, se você se propôs à postar 3x por semana, precisa postar essas três vezes. Mais bacana ainda (e atrativo, também) é ter dias determinados, por exemplo: segunda, quarta e sexta. Por quê? Simples! Seus leitores vão saber quais dias acessar o blog, dessa maneira você faz com que eles frequentem sempre que tiver post.
2. Manter um visual atraente - Tá sem dinheiro pra investir? Busque por modelos frees, aprenda a modificar uma coisa ou outra com tutoriais, só não caia na besteira de usar os modelos padrões. Uma coisa que atraí é um design bonito e diferente, algo que vai marcar quem visitar teu cantinho. É importante, também, ter um cabeçalho que "marque", algo que seja a "cara" do seu blog, dessa forma seus leitores poderão reconhece-lo sempre.
3. Mantenha um bom conteúdo - Sabe quando eu falei de foco? É pra isso que ele vai te ajudar, quando você sabe sobre o que escreve e para quem escreve só precisa manter um conteúdo diversificado, não adianta postar coisas que todo o blog vai postar, invista no original! Por exemplo, se teu blog é de moda e todo mundo tá falando do último desfile, separe algo inusitado sobre o mesmo e dê um olhar diferente. Isso é bacana porque em meio à tantos conteúdos semelhantes é o seu que vai chamar atenção.
4. Fale sobre o que você sabe - Não é porque você gosta de academia e dieta que pode sair por ai dando dicas sobre isso. Uma coisa é fazer um relato pessoal, outra, completamente diferente, é sugerir receitas e atividades. Compreende? Não é porque você gosta de algo que vai falar como se fosse um especialista, cada um no seu quadrado. A gente só deve falar daquilo que entende.
5. Divulgue direito - Uma coisa MUITO chata é spam. A galera, principalmente no começo, tem mania de sair por ai fazendo esse tipo de coisa. Mas o que é spam? Spam é quando você deixa o seu link (pode ser só o link ou com um convite todo elaborado) na postagem dos outros ou envia por mensagens inbox para alguém. Isso é chato e mancha o seu trabalho, sabe? É legal conhecer blogs novos, ler o post, comentar sobre o post e no final deixar o seu link, isso pode, mas "gostei, veja o meu blog" não é divulgação. Outro lugar legal de divulgar é lá nas comunidades do google+, existem várias sobre blog e a interação é excelente, existem alguns poucos grupos no facebook que funcionam como excelentes meios, mas nada é melhor que um trabalho bem feito. Um blog feito com dedicação, amor e empenho com certeza vai decolar. Crie conta em todas as redes sociais, faça com que elas estejam bem entrelaçadas e dessa forma seu público vai crescer.

Via reprodução
Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostado, que dê tudo certo no espaço de vocês e que essas dicas sejam imensamente úteis. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários que eu vou tirar com toda certeza (se eu souber, claro).
Não esqueçam de acompanhar o blog no instagram, twitter, facebook e youtube.

25 comentários:

  1. Dicas valiosas. Ainda preciso de um planner! Já separei uma agendinha, mas ainda não comecei a usar.

    Beijo, Gabs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata faz logo! Ajuda muuuito eu comecei com planner e nossa tô mais organizada.. Consigo colocar minhas idéias em pratica

      Vou te indicar o que uso..joga no google Planner blog Fran Guarnieri ela tem um modelo ótimo.. Em português.. Bem fofinho.. E tem video falando a respeito disso.. Da olhadinha.. Espero ter ajudado

      Beijos Thamires
      Www.amigaglam.com.br

      Excluir
    2. É muito útil, viu! Vou fazer um post em breve falando do que eu uso e de como me ajudou a melhorar o blog.

      Beijos, Re

      Excluir
  2. Adorei as dicas, Gabi! E assino embaixo. É preciso muita determinação e amor pra manter o blog em ordem e em dia. Se todos seguirem esses passos (principalmente deixar de ser cópias e parar com spam) teremos uma blogosfera muito mais feliz.

    Beijo!
    Ah, to te seguindo. Me segue de volta? Ahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você já conhece meu blog? Vem aqui dar uma conferida no meu último post!
      ahahahahahahahhaha

      Que bom que gostou, Fê <3

      Excluir
  3. Dicas mais que necessárias! Eu faço um planejamento semanal, assim funciona mais comigo. Sempre faço esse planejamento no sábado. Tem funcionado direitinho!

    Um cheiro, Gabi!

    www.vinteetantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei também.. Super tem me ajudado..beijos

      Excluir
    2. Sim! É bom também, o importante é se planejar.

      Excluir
  4. Super dicas, amei.
    Beijos.
    http://opequenomundodecristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, Gabi! Principalmente sobre fazer por amor. O tempo todo me deparo com meninas perguntando em grupos do Face se alguma loja quer fazer parceria sendo que ela nem tem posts ou o blog ainda é bem mal feito. Enquanto isso muita gente gasta um tempão preparando posts porque faz por amor mesmo, por carinho pelo espaço. Acho que se você faz uma coisa direito, se faz porque gosta e porque aquilo te faz bem, as pessoas vão perceber. É consequência. Ótimas dicas, de verdade. Até salvei o seu post pra colocar nos links da semana lá do meu blog <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, quando o trabalho é bom o público bem ^^
      Oba! Depois me manda o link, Lau.

      Excluir
  6. Adorei as dicas, Gabi! Estou precisando de uma bela disciplina com o blog já faz um bom tempo! Darei um mega up nele. rs :)

    Beijão ♥
    http://www.brutwos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei mas que tal conhecer meu blog?
    O link é euodeiospam.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que legal! Não sabia que no google+ tinha grupos de divulgação, vou procurar. E ah, posso linkar seu post no meu blog? to com uma ''coluna'' de dicas pra blogueira e adoraria divulgar o seu porque achei super interessante e necessária,
    Beijos, Bárbara | Oh Well





    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas gabi!! Posto no blog duas vezes por semana e estou me organizando para postar 3x e estou tendo um ótimo retorno divulgando os posts do blog em grupos do google + .

    beijos

    www.carladominic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei suas dicas! Eu criei o blog recentemente e já vi algumas pessoas comentando "mas agora todo mundo quer ser blogueira" e tipo, não é isso, é por vontade mesmo de querer dividir com as pessoas coisas que eu escrevo e gosto e não pra ser a Bruna Vieira (nada contra hahaha) Obrigada mesmo pelas dicas! Beijão <3

    ultracrepidante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Dicas excelentes, principalmente pra quem tá começando agora!
    Procuro seguir tudo isso, mas ainda tenho sérios problemas com planejamento.. me programo pra fazer uma coisa e acabo fazendo outra completamente diferente!

    Uma tal Xavier

    ResponderExcluir

"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar." — Antoine de Saint-Exupéry — Cative-me.